29 de abril de 2014

Dicas para escolher o seu sofá, por Cecilia Dale

(*)PUBLIEDITORIAL

Ele funciona como base para a decoração, e muitas vezes é o primeiro móvel a ser comprado para a sala. Mas escolher um sofá não é fácil, existem muitas dúvidas sobre como encontrar o melhor tipo para cada ambiente. Confira as sete dicas básicas da Cecilia Dale:

1. De que tamanho eu preciso?
Primeiro, tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ficar e, se possível, faça um desenho simples para mostrar ao vendedor, incluindo janelas e portas. Para evitar aperto, deixe um espaço de pelo menos uns 70 cm nas laterais do sofá, para circulação ou para colocar uma mesa lateral ou uma luminária de pé. Para ter uma ideia do espaço que o sofá vai ocupar, pegue as medidas do móvel e forre o espaço equivalente no chão com jornal ou lençol dobrado. Como regra geral, a distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 50 cm a 90 cm – o suficiente para dar passagem, mas sem ficar muito longe para apoio. As mesas laterais devem ficar na altura do braço do sofá.
2. Passa na porta?
Além de pegar as medidas da sala, lembre-se também de medir a largura e altura das portas ou janelas do ambiente. É apartamento? Tem elevador de serviço grande? Se não, é possível içar pela janela ou varanda? Saber isso tudo, além das regras do condomínio, evita muita dor de cabeça. Parece básico, mas muita gente só descobre que seu sofá novinho não tem como entrar em casa depois que ele empaca na porta do elevador.
3. Que cor escolher?
Resista a tentação de escolher um sofá laranja, por exemplo, ou de outra cor muito chamativa. Com o tempo, pode cansar e, para trocar, só estofando de novo – o que custa caro e dá trabalho. Cores como branco, bege em todos os seus tons, marrom ou mesmo jeans são mais neutras e combinam com qualquer estilo de decoração. Basta trocar as almofadas ou mantas e pronto, você tem uma casa nova.
4. Tecido ou couro?
Revestimentos de fibras naturais, como linho, são muito confortáveis, mas para casas com cachorros ou crianças, o couro é mais resistente a estripulias e fácil de limpar: basta um pano úmido. Lembre que janelas atrás do sofá devem ser protegidas com cortinas ou persianas, para evitar que o sol desgaste e desbote tanto o tecido quanto o couro.
5. O sofá vai ser usado só para receber visitas ou é para a sala de TV?
Se o ambiente é uma sala de estar, evite os sofás profundos demais, que ficam desconfortáveis, com as visitas se desequilibrando para trás sem conseguir se encostar sem tirar os pés do chão. Prefira os sofás de assento mais curto. Para sala de TV, os sofás com assentos mais profundos ou com chaises nas pontas são os mais confortáveis. Alguns modelos também têm o encosto móvel, que reclina, aumentando o conforto. Agora, se a mesma sala tem que servir para as duas funções, TV e estar, uma boa ideia é escolher os sofás retráteis, que “esticam” o assento só na hora do filme, voltando ao tamanho normal depois.
6. Dá para mudar o número de lugares?
Esse é um dado importante que pouca gente sabe. Para ficar confortável, cada assento do sofá deve ter no mínimo 80 cm de largura. Por isso, dependendo da medida do sofá, às vezes é melhor ter dois lugares largos que dois apertados. Pense nisso antes de mandar fazer um sofá sob medida. Os tapeceiros e fabricantes aceitam qualquer tipo encomenda, mas pode não ficar bom depois, e aí, não dá para trocar.
7. O teste do sofá
Esse ponto é o mais importante: não deixe de experimentar os sofás antes de comprar, quantas vezes for necessário. Peça para acionar o mecanismo de expansão do assento, se houver. E não tenha vergonha de colocar os pés para cima e se recostar na chaise para ver se é confortável (tire os sapatos, para não sujar). Essa é a hora de testar tudo.
Como regra geral, é melhor escolher sofás confortáveis, mas que sejam mais firmes. Lembre que as molas e espumas, por melhor qualidade que tenham, tendem a amaciar com o uso. Se você já afunda no sofá antes mesmo de levar para casa, corre o risco de ficar abaulado demais depois.
Pergunte sobre o material do qual o sofá é feito. Tem garantia da estrutura interna? Os melhores usam percinta italiana no assento, que é muito mais resistente. Toda a estrutura é recoberta por espuma de densidade 28 e os modelos mais altos tem também molas de fibra de carbono, que não oxidam em lugares com mais umidade, como no litoral. Depois que o modelo que você escolheu passar por todos os testes acima, é só sentar e aproveitar. De preferência, com a casa cheia de amigos.
(*) imagens e texto fornecidos pela assessoria de imprensa para divulgação

Um comentário:

  1. Sou louca pra trocar meu sofá, mas o problema é esse que voce citou, não passa na porta =(
    Bjo!

    maeemulher1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que se passa?