14 de maio de 2012

Evento OMO


No dia 25/4, aconteceu um evento supimpa: o "OMO tira suas dúvidas na hora de lavar roupa!" na Prima Clean Lavanderia, em São Paulo.

Apesar de não ter participado, o pessoal de lá, que é muito fofo, disponibilizou as dicas pra gente - anota aí!


Separação das peças de roupa
1º passo - separar as peças claras das escuras
2º passo - separar diferentes tipos de tecidos

2.     Lembrar sempre de fechar o zíper antes da lavagem, tirar papéis e moedas dos bolsos.

3.     Para lavar roupa de duas cores. Exemplo: uma camiseta listrada preto e branco. Lavar sempre com a pilha de roupas claras para não haver o manchamento da peça.

4.     Tempo máximo para molho de roupas = 2 horasDepois disso os micro organismos presentes na sujeira começam a se alimentar desta sujeira neste ambiente e deixam mau cheiro.

5.     Meias encardidas: a dica é deixar de molho, esfregar na mão delicadamente e só depois colocar na máquina. Mais que isso as meias, por conta da transpiração dos pés, devem ser lavadas pelo lado de dentro também.

6.     Para saber se uma peça colorida pode soltar tinta ou não, a sugestão é fazer o teste de firmeza das cores. Como? Basta molhar uma parte da peça e colocar um pano branco em cima desta parte molhada. Depois disso você pega o ferro quente e passa por cima. Se o pano continuar branco o tecido não solta tinta.

7.     Outra dica muito importante diz respeito às etiquetas da roupa.É importantíssimo seguir as instruções de uso da peça sempre presentes nas roupas. Outra dica importante é utilizar a recomendação de dosagem do detergente em pó para o melhor aproveitamento da lavagem. Para as manchas a melhor solução sempre é removê-las o mais rápido possível, desta forma a sujeira não impregna no tecido.

8.     Na hora de estender é importante que a peça seja sacudida para ventilar.Também é importante não sobrepor peças, por menor que seja o varal (neste caso é interessante separar as lavagens), caso contrário a roupa fica com mau cheiro. Algumas dicas de como pendurar diferentes peças:

· Camiseta: pode ser colocada no cabide ou senão sempre dobrá-la na metade e pendurar;
· Meias: pendurar sempre pela ponta do pé;
· Bermudas: sempre com zíper aberto e pelo cós;
· Calças: não prender na costura, cuidado para não estender ao meio pois não ventilará e pode demorar mais para secar, além do cheiro;
· Camisas: de preferência sempre pendurar no cabide e sempre com botões abertos;
· Toalhas: devem ser penduradas pelo meio, nunca pelas pontas e sempre bem abertas para receber o máximo de ventilação;

9.     Com a chegada do inverno, uma dica bacana: para secar blusas de lã é interessante usar duas ou três linhas do varal pois o peso da peça pode deformá-la.

10.  Para lençóis e toalhas, quanto mais estendidos no varal, melhor.

11.  Para marcas de prendedor a melhor saída é relavar a peça.

12.  Posso misturar o OMO Multiação Poder Acelerador com água sanitária? 
A recomendação é não fazer a mistura, pois a água sanitária anula a ação das enzimas presentes no produto. Esta é uma recomendação presente na embalagem do produto.

13.  Mancha de bolor tem solução? 
Mancha de bolor não tem solução. Com o passar do tempo, o bolor danifica as fibras do tecido e, por este motivo, não há como tirar esse tipo de mancha.

14.  Roupas listradas em preto e branco devem ser lavadas com as roupas claras ou escuras? 
Neste caso, supõe-se que o preto não desbota, pois senão já teria manchado a própria peça. Por este motivo roupas listradas devem ser lavadas com as roupas claras para evitar que a cor de uma outra peça pegue no branco da sua peça listrada.

15.  Há alguma diferença entre pregador de roupas de madeira e de plástico? 
Além da aparência não há nenhuma diferença entre os dois tipos de pregadores. O que diferencia um pregador do outro é o desenho; quanto mais ganchos ele tiver maior a chance de deixar marcas na roupa. A única atenção que deve ser tomada é em relação ao de madeira que, se molhado, pode manchar a peça de roupa em contato.

16.  As cinco dicas de ouro para uma lavagem eficiente
1.     Separação de cores
2.     Separação por tipo de tecido
3.     Deixar de molho as roupas mais sujas por até 2 horas antes de lavar
4.     Teste da firmeza das cores
5.     Pendurar as peças adequadamente

17.  Como deixar roupas brancas sempre brancas?
O primeiro passo é a separação das roupas. Se a roupa estiver mais suja, o ideal é deixar de molho por até 2 horas com OMO Multiação Poder Acelerador, esfregar uma mancha pontual, e depois prosseguir com a lavagem de costume.

18.  Como tirar manchas amareladas que ficam em baixo do braço nas camisas e camisetas?
Manchas amareladas como estas que ficam embaixo do braço são, na verdade, uma reação entre o pH da pele, a transpiração, o uso de desodorantes e o tipo de tecido. Elas são bem difíceis de serem retiradas, mas algumas dicas são importantes: lavar com rapidez, nunca passar a ferro e esfregar por dentro (com a roupa do avesso). Essas dicas amenizam aquele aspecto de roupa suja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que se passa?