13 de janeiro de 2011

Tempos de calor, muito calor

Verão, sol, calor, muuuuito calor. Eu particularmente AMO o verão e acho que na minha terra (ou seja, sob a minha cabeça) essa estação deveria ser a única.

Aliado a esse meu sonho, havia uma questã que incomodava toda vez que estava numa loja: o que quer dizer os tais BTU´s de ar condicionado? E como saber qual é o melhor para uma sala, por exemplo? Aqui vale a lei de que é melhor saber antes do que ser enganado por quem só pensa no seu suado dinheiro.

Minhas dúvidas acabaram graças a busca no Google: o que são BTU´s e como escolher corretamente a capacidade do seu condicionador de ar.

BTU = trata-se de uma unidade de potência e é uma abreviação de British Thermal Unit = Unidade Térmica Britânica ou Inglesa. Ela determina a potência da refrigeração de cada aparelho.

Beleza! Agora vamos entender como calcular! Eis uma tabela bacana e logo abaixo como chegar ao modelo ideal, lembrando que em casos mais complexos sempre é bom consultar um engenheiro de confiança:



Casa com insolação ou apartamento que seja cobertura
- 800 btu/h por metro quadrado considerando até 2 pessoas por ambiente
- para cada pessoa adicional acrescente 600 btu/h
- para cada equipamento eletrônico acrescente 600 btu/h

Simulação
- quarto de casal em apartamento de cobertura com 15 metros quadrados e 2 pessoas no ambiente
15 m x 800 btu/h = 12.000 btu/h de carga térmica


Casa sem insolação ou apartamento que não seja cobertura
- 600 btu/h por metro quadrado considerando até 2 pessoas por ambiente
- para cada pessoa adicional acrescente 600 btu/h
- para cada equipamento eletrônico acrescente 600 btu/h

Simulação
- quarto de casal em apartamento de andar intermediário com 15 metros quadrados e 2 pessoas no ambiente
15m x 600 btu/h = 9.000 btu/h de carga térmica


Fonte:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/ar_condicionado_btu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que se passa?