23 de março de 2010

Dúvida: instalação de TV na parede da sala


Uma dúvida sobrevoa nossas cabeças de uns tempos pra cá: qual a altura necessária para instalar uma TV na parede? Recebemos o nosso projeto de elétrica (uebaaaas) e temos que decidir onde ficarão os pontos (da tomada e da TV a cabo). Não faremos uma caixa de gesso para esconder a fiação - as tomadas ficarão escondidas atrás do equipamento.

É engraçado porque nem começamos a parte elétrica e a sala nos pede essa decisão (ó céus, ó vida).

Falei com o namoradus que não há uma regra universal: deve-se sentar no sofá e escolher a altura adequada, principalmente para não ficar naquela posição "gargalo de primeira fila do cinema".

E aí, alguém tem mais dicas?


Foto: Fresh Home

12 comentários:

  1. Ix, tbm não entendo nada disso... mas que fica linda, fica! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha, o que lí na internet é o seguinte: Se o sofá for convencional [assento à 50 cm do chão], o centro da tela deve estar entre 1,20m e 1,30m do chão. Essa foi a fórmla que usamos lá no apê, e achei a altura ótima!
    Um beijo!
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  3. Segundo já li em alguns lugares, o centro da tela da tv deve ficar na altura dos seus olhos olhando para frente, sem baixar nem levantar a cabeça. Esta é a posição que dá mais conforto à coluna.
    bjos
    Rosana
    www.simplesdecoracao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não assuste que é assim mesmo! O ideal é definir todo o layout para executar a instalação elétrica, assim as caixinhas ficam posicionadas corretamente em função do seu espaço e mobiliários.

    Quanto a altura da televisão, a Rosana deu a dica certa! A altura da linha dos olhos do usuário sentado define a posição do centro da tela.

    Existe uma altura média que usamos para projetar: 90 a 110cm (do piso a base da televisão). Eu prefiro 100cm, fica ótimo!

    Outras dicas bacanas!
    - Distância entre o sofá e televisão para aumentar o conforto;
    - Posição da janela e televisão para evitar a reflexão;
    - Parede do fundo da televisão em cores mais escuras para evitar fadigas;

    E por fim, não se esqueça de pensar no home theater! Pode não ter um agora, mas e daqui a alguns meses? =)

    ResponderExcluir
  5. TB ACHO Q DEVE SER A ALTURA DOS OLHOS... PQ FICAR OLHANDO PARA BAIXO OU PARA CIMA... NAO DÁ NÉ... RSRSR
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Olá, que post ótimo!!! Essa é uma dúvida tão comum e, apesar disso, sempre tem poucas respostas.
    Bem, nos meus projetos, eu uso uma fórmula bem simples, levando em consideração o sofá principal, de frente para o aparelho.
    Considere os moradores da casa (não vá pelas crianças apenas, rsrsrs) sentados no sofá em posição normal. O olhar deve estar direcionado para o centro da tela. Isso ajuda a definir, tanto em largura quanto altura.
    É uma posição extremamente confortável para assistir TV.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, boa tarde.

    Querida gostaria de saber se pode me tirar uma dúvida. VOu comprar uma lcd de 32 e quero coloca-la na parede que vai ser filetada, não vou embutir mas sim comprarei o suporte. Mas como faço para não aparecer os fios da tv e do dvd + antena? obrigada..

    ResponderExcluir
  8. Michelle, antes de mais nada, consulte um profissional experiente que faça a colocação dessas pedras filetadas. Pesquisando, vi que algumas pessoas aproveitam a obra e já embutem um conduite bem largo prevendo toda a cabeação necessária. Há outras explicações neste site http://www.htforum.com/vb/showthread.php/72507-Fixar-TV-LCD-42-em-parede-com-revestimento-de-pedra-(canjiquinha)

    ResponderExcluir
  9. HD-ALTA DEFINIÇÃO INSTALAÇÃO E REFORMAS EM GERAL
    DA FUNDAÇÃO AO FINO ACABAMENTO.
    NOSSA EQUIPE E FORMADA PELOS MELHORES PROFISSIONAIS COMO:
    PEDREIROS, LADRILHEIROS DE PORCELANATO, BOMBEIROS, ELETRICISTA, SERRALHEIROS, MARCENEIROS, PINTORES, JARDINEIROS, PISINEIROS, VIDRACEIROS TEMOS TAMBÉM INSTALAÇÃO DE TV DIGITAL, LCD, LED 3D, BLUE RAY, HOME THEATER, RECEIVER, VÍDEO GAME E ASSEÇORIOS, MONTAGEN E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, INFORMÁTICA EM GERAL E LINHA BRANCA COMO SIDE BY SIDE, COIFA, LAVA E SECA, SECADORA SUSPENSA, LAVA LOUÇAS, ETC... TODOS OS NOSSOS PROFISSIONAIS SÃO ALTAMENTE QUALIFICADOS E
    POSSUIMOS DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS, FACILIDADE DE EXECUTAR AS TAREFAS, TRABALHAMOS BEM EM EQUIPE E ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A ACEITAR NOVOS DESAFIOS. SAC:(21)3152-5118/(oi)8616-3755 (tim)8292-9366 OU ID:13*911589 GOOGLE: hdadriano@hotmail.com http://hdaltadefinicao.webnode.pt/noticias/ end: Estr da Barra da Tijuca n.º3817 Itanhangá/Barra da Tijuca

    ResponderExcluir
  10. Comprei 1 TV Samsung 32" para colocar na parede do quarto de hóspedes em frente à cama num painel. Nesse caso, a que altura do chão devo fixar a tv?
    Obrigada, Andrea(andreamrd@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, bom dia
    Seguindo as orientacoes do pessoal acima, imagine voce deitado na cama olhando para tv, o angulo vai depender do tamanho do quarto ou a distancia que esta entre a parede e a cama, sempre a posicao dos olhos deve ser no centro da tv, uma sugestao é colocar suporte articulado, assim voce coloca na posicao que desejar.
    Juc
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Se vc não fizer com o condulete de 1" não vai passar a tomada de HDMI que liga o receptor a TV. Se o receptor fica no rack e não quer que apareça o fio ligando à TV deverá prever uma ligação entre os dois onde passa a tomada HDMI. Prever tb pontos para audio e video caso queira ligar um receiver / home theater.

    ResponderExcluir

Que se passa?